Com a chegada do ano novo é muito frequente querer cumprir novas resoluções para mudar ou para melhorar algo nas nossas vidas. Resoluções como deixar de fumar, ficar em forma, aprender idiomas, viajar mais, comer mais saudável, fazer cursos ou ir ao ginásio, entre muitas outras, são as mais populares.

Fixar-se numa resolução de ano novo é simples, o complicado é cumprir o objectivo ou pelo menos manter este objectivo uma vez passada a primeira semana de Janeiro. Quantas vezes quis cumprir novas resoluções e abandonou-as em pouco tempo? Quantas vezes sentiu-se culpado por não cumprí-lo? Quantas vezes sentiu que não era capaz de fazer o que propunha? Muitas.

Mas não se preocupe, já que é algo muito frequente e passa a toda a gente. Não desespere, não tem nenhum problema e deve saber que é totalmente capaz de terminar o objectivo proposto.

Todos fazemos o mesmo, quando nos custa chegar à nossa “meta” ou quando cumprir o objectivo fica mais difícil procuramos desculpas para deixar a resolução para um lado e continuar com a nossa rotina diária. Esta rotina que levamos antes do temido fim de ano onde chega o momento apocalíptico e apercebemo-nos de que necessitamos de mudar e fixar novos objectivos.

Mas não se preocupe, com a minha ajuda nunca mais vai voltar a sentir estas sensações de fracasso ou de querer mas não poder. A única coisa de que necessita para cumprir novas resoluções é saber e conhecer os métodos adequados para que não seja difícil de cumprí-los. Por isso quero oferecer-lhe as chaves necessárias para cumprir as novas resoluções. Motivações para deixar as desculpas de lado e poder realizar os seus novos objectivos.

Cumprir novas resoluções: ficar em forma

Ficar em forma é sem dúvida um clássico quando se escolhe uma resolução de ano novo. Além disso, ano após ano são muitas as pessoas que decidem ficar em forma mas, lamentavelmente, são poucas as que conseguem. E não o fazem porque passado pouco tempo ou quando fica difícil procuram qualquer desculpa para desistir. Desculpas como as que indico a seguir. Mas não se preocupe porque vou lhe dar dicas para deixar as desculpas e assim conseguir cumprir as novas resoluções.

  • Está muito frio

A primeira desculpa utilizada por toda a gente para não cumprir o objectivo de ficar em forma é a de que está muito frio e não lhes apetece sair à rua para fazer desporto. Mas este problema tem solução fácil.

Pode fazer desporto em casa. Há muitos exercícios ou tabelas de exercícios para emagrecer em casa em dez minutos sem necessitar de ir ao ginásio. Também é uma boa ideia ficar em forma com um ginásio em casa e gastar pouco dinheiro.

Se a desculpa é o frio e não tem espaço para montar um mini ginásio em casa, pode sair para correr ou fazer exercício com casacos. Compre roupa confortável e que abrigue para proteger-se do frio e para fazer desporto sem risco de ficar constipado. Não se esqueça das luvas ou de gorros pois são muito úteis.

Também gosto de correr enquanto ouço música com a minha braçadeira mp3 e ir correndo ao ritmo da música para que o calor entre mais rápido.

  • É muito caro

Para muitos ir ao ginásio ou realizar uma actividade desportiva custa muito dinheiro e nestes tempos complicados não é uma desculpa fácil de remediar.

Eu sugiro, se não quer gastar muito dinheiro num ginásio, que pratique e/ou realize actividades físicas que são grátis ou que não necessitam de muito investimento para realizá-las. Com isto quero dizer, desportos como correr, jogar pádel, futebol ou ténis são actividades baratas e não necessitam de muito dinheiro ou material.

  • Estou muito ocupado e não tenho tempo

Outra desculpa muito frequente e repetida quando deixa um actividade, ou ao não conseguir cumprir novas resoluções é convencer a si próprio de que está muito ocupado, ou de não ter tempo para atingir o objectivo. Não poderia estar mais longe da realidade. É uma desculpa com a qual estamos enganando nós mesmos. O dia tem muitas horas e deixando de parte as que necessitamos para dormir, trabalhar e as obrigações diárias, o resto é lazer. Por isso o que necessita é de uma boa planificação do dia para poder aproveitá-lo ao máximo. Verá que se se organizar terá tempo de sobra. Não abandone a sua resolução tão esperada por esta desculpa.

E é como muitos dizem, quando se diz que não tem tempo realmente o que quer dizer é que há outras coisas mais importantes. Porque fazer o que quer não é uma questão de tempo, é uma questão de prioridade. Se deseja fazer algo irá tirar tempo onde quer que seja para realizá-lo.

Existem muitas chaves para superar este problema. Por exemplo, tenho um amigo que prefere levantar-se mais cedo para poder ir nadar antes de trabalhar. Eu levo a minha mala de desporto para o escritório para aproveitar as duas horas que tenho para almoçar e assim realizo a minha actividade física favorita nesse momento. Um colega meu prefere ir andando para o trabalho e costuma levar 45 minutos, assim, sem se dar conta percorre mais de 7 quilómetros diários e isto é muito benéfico para o seu corpo. Outra boa estratégia é aproveitar o tempo livre em que os nossos filhos passam nas actividades extra-curriculares para realizar as nossas actividades físicas.

  • Se ao menos fizesse com alguém…

É muito comum e muitos de vocês já passaram por isso, que é abandonar uma actividade ou uma nova resolução porque estão a fazer sozinhos ou porque não querem ir sem companhia. Mas esta desculpa tem solução: realize uma actividade ou um desporto em equipa. Assim não terá desculpas para ficar em casa, uma vez que terá vontade de fazer desporto porque fará com os seus amigos e eles vão ser os que lhe “obrigam” a não renunciar esta actividade porque irão precisar de si para praticar o desporto e ficar em forma.

Outra boa opção é conseguir com que algum amigo ou conhecido queira ficar em forma ao mesmo tempo que você, assim poderão ir correr juntos ou ir ao ginásio os dois. Mas isto é algo díficil, então sugiro uma actividade em grupo para que “precisem” de si.

Outras opções são:

  1. Uma boa ideia é frequentar aulas de dança com o seu par. Não as fará sozinho, irá gostar de ir com o seu par, animar-se-ão e irão passar muito tempo juntos, algo que reforça a relação e ao mesmo tempo irão sentir-se melhor por praticar desporto.
  2. Um desporto em equipa ou aulas de grupo: Desportos como o pádel, ténis, karaté ou até mesmo o yoga podem ser perfeitos para motivar um amigo e assim não ir sozinho.
  3. Também podem utilizar video-jogos , onde podem fazer exercício com jogos de multi-jogadores, de certeza que vão divertir-se muito e ao mesmo tempo fazem desporto.
  4. Ir passear em família aos fins-de-semana pode ser a opção ideal para os que não têm muito tempo durante a semana. Além disso, passará tempo com os seus filhos e isso fortalecerá a relação.
  • Não conseguir resultados rápidos

Por fim, não conseguir resultados rápidos faz com que queiramos desistir dos nossos objectivos. É muito comum deixá-los se passado pouco tempo de estar no ginásio ou a poucas semanas a correr, não vemos resultados no nosso corpo. Mas não desespere, uma vez que ficar em forma não é um “sprint”, muito pelo contrário, é um percurso longo e quanto mais tempo for realizando a actividade física melhor e maior será o resultado.

Um bom truque para não desesperar por não ter resultados rápidos é celebrar e premiar o seu esforço diário e o seu progresso semanal. Com isto quero dizer para não esperar até ao final para celebrá-lo, o melhor é motivar-se pouco a pouco. Assim, a cada passo que dê poderá premiar-se e conservará motivação suficiente para continuar com o processo até chegar ao final: ficar em forma e cumprir as resoluções de ano novo.

Já sabe, não trace objectivos muito difíceis a longo prazo. O melhor é ter mini-objectivos. Por exemplo se quer perder peso não se pese a cada dia, o melhor é esperar uma semana e verá mais resultados. Não é o mesmo pesar-se todos os dias e ver que perde 100 gramas ao dia, do que pesar-se cada semana e ver que perdeu 700 gramas. Se o fizer assim ficará com a sensação de que estará a obter melhores resultados.

Já conhece as metas para cumprir novas resoluções. Gostou destas ideias? Pensa que lhe ajudarão a cumprir as resoluções? Não pense mais e entre nas páginas web que lhe recomendo para conseguir o melhor equipamento do mercado ao melhor preço.

Metas para cumprir novas resoluções: ficar em forma